Refexão Final 

 

Este foi o primeiro curso totalmente a distância que frequentei. Fi-lo de uma forma descontinuada e aos repelões, ainda assim, permitiu-me abordar, refletir e partilhar conceitos com atualidade e pertinência em educação. Saliento os seguintes: educação aberta, software de código aberto, recursos educativos abertos, licenças creative commons, desenho universal de aprendizagem. 
Para além dos conceitos envolvidos foi possível o conhecimento de novas aplicações de planeamento e construção de atividades personalizadas. 
O interesse que os conteúdos me despertaram levou-me a continuar, embora que tardiamente, a realizar as tarefas solicitadas e a contatar com os materiais disponibilizados, muito interessantes, mas que me levaram muito tempo a palmilhar e me pareceram por vezes redundantes. 

Momentos sincrónicos seriam  disciplinadores, pois possibilitariam um feedback imediato e  permitiriam uma melhor compreensão dos materiais apresentados. 

O desafio será por em marcha a colaboração e a partilha. Os REA e UDL necessitam destas atitudes para que se tornem conceitos transformadores, em educação e sirvam, de forma eficaz, as diferentes maneiras que todos temos de ensinar e aprender e assim se possa construir uma linguagem com um desenho universal em educação.
Embora a disponibilidade fosse diminuta confesso que valeu a pena, pela aprendizagem, pela partilha e pela confirmação que o e-learning é uma ferramenta que poderá levar o conhecimento, a aprendizagem a públicos com diferentes disponibilidades, em diversos locais, em tempos diferentes, em casa, à noite, ao jantar.
Falta-me agradecer aos dinamizadores do curso o alargamento do prazo.

 

 

 

Carlos Alves